Lesley Pearse * Sonhos Proibidos

Data Início: 08-10-2013 
Data Fim: 18-10-2013

AutorLesley Pearse
Título: Sonhos Proibidos
Editora: Edições ASA
ISBN: 9789892321493
N. Páginas: 624

Sinopse:
Londres, 1910.
Belle tem quinze anos e uma vida protegida. Graças aos cuidados da ama, ela nunca se apercebeu de que a casa onde vive é um bordel, regido com mão de ferro pela sua mãe. Porém, a verdade encontra sempre maneira de se revelar… Para Belle, será no trágico dia em que assiste ao assassinato de uma das raparigas da casa. Ingénua e indefesa, ela fica à mercê do criminoso, que a rapta e leva para Paris, onde se inicia como cortesã.
Afastada do único lar que conheceu, a jovem refugia-se nas memórias de infância e acalenta o sonho de voltar aos braços do seu primeiro amor, Jimmy. Mas Belle já não é senhora do seu destino. Prisioneira da sua própria beleza, é alvo do desejo dos homens e da inveja das mulheres.
Longe vão os anos da inocência e, quando é levada para a exótica e decadente cidade de Nova Orleães, ela acaba por apreciar o estilo de vida que o Novo Mundo tem para lhe oferecer. Mas o luxo e a voluptuosidade que a rodeiam não mitigam as saudades que sente de casa, e Belle está decidida a tomar as rédeas da sua vida. Um sonho que pode ser-lhe fatal pois há quem esteja disposto a tudo para não a perder. No seu caminho, como barreiras fatais, erguem-se um continente selvagem e um oceano impiedoso. Conseguirá o poder da memória dar-lhe forças para sobreviver a uma viagem impossível?

Comentário:
A escrita de Lesley Pearse é avassaladora. As suas personagens (especialmente as femininas) são fortes e determinadas. Em "Sonhos Proibidos", Lesley leva ainda mais ao extremo a força dos personagens, tornando-o num livro pesado mas fantástico!

Belle é uma rapariga de 15 anos que sempre viveu num bordel em Inglaterra, uma vez que a sua mãe Annie é a dona do mesmo. Mas Annie tudo fez para a proteger desse mundo, e Belle não faz ideia do que se passa na casa onde vive. Para a proteger e cuidar, conta com uma amiga da mãe, Mog.
Tudo se altera dramaticamente na vida de Belle quando, por descuido, assiste à actividade de uma das prostitutas da mãe e a um final dramático, pois o homem que está com ela, assassina-a.
Para proteger o seu negócio e também Belle, Annie decide omitir à polícia que Belle presenciou o acto. Esta omissão irá custar-lhes caro, quando dias depois Belle é raptada pelo tal homem para garantir o silêncio de ambas e a polícia nada faz para encontrar Belle.
O seu futuro fica então condicionado nas mãos de um homem que está envolvido no tráfico de crianças para a prostituição em França. E irá passar por situações devastadoras que a farão crescer rapidamente. Pelo caminho, Belle aprenderá que existem pessoas boas, pessoas que a vida encarregou de tornar más apesar de terem um fundo de bondade e pessoas verdadeiramente más...

Um livro grande, com uma Grande história que terá continuação em "A Promessa", livro a ser editado ainda este mês e que estou ansiosa por ler.


Classificação: 9,5/10

Sem comentários: