Opinião... Jojo Moyes * Viver Depois de Ti

Data Início: 19-10-2013 

Data Fim: 24-10-2013


AutorJojo Moyes
Título: Viver Depois de Ti
Editora: Porto Editora
ISBN: 9789720045775
N. Páginas: 424

Sinopse:
Lou Clark sabe muitas coisas. Sabe quantos passos deve dar entre a paragem do autocarro e a sua casa. Sabe que trabalha na casa de chá The Buttered Bun e sabe que não está apaixonada pelo namorado, Patrick. O que ela não sabe é que vai perder o emprego e que todas as suas certezas vão ser postas em causa.
Will Traynor sabe que o acidente de motociclo lhe tirou o desejo de viver. Sabe que agora tudo lhe parece triste e inútil e sabe como pôr fim a este sofrimento. O que não sabe é que Lou vai irromper na sua vida com toda a energia e vontade de viver. E nenhum deles sabe que as suas vidas vão mudar para sempre. 
Em "Viver Depois de Ti", Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso com sensibilidade e realismo, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências.

Comentário:
Ui... Terminei o livro agora mesmo e parece que tenho uma mão invisível que me aperta o coração. É um livro fabuloso, um hino ao verdadeiro amor!

Will é um jovem bonito, elegante, cheio de sucesso entre as mulheres e com uma profissão de topo que, num dia de chuva, ao atravessar a estrada para apanhar um taxi é violentamente atropelado. Por causa deste acidente vê-se confinado a uma cadeira de rodas para o resto da sua vida. 
Louisa procura um novo emprego depois de ter perdido o seu, num café da sua terra. Depois de várias tentativas frustradas, é-lhe oferecido pelo centro de emprego um lugar como prestadora de cuidados a um tetraplégico. 
O primeiro impacto entre ambos é altamente negativo, Louisa acha-o antipático e arrogante, e ele acha que ela é apenas mais uma tratadora como todas as outras que lhe precederam. Mas quando Louisa descobre que o fim da validade do seu contrato de trabalho de 6 meses coincide com a data em que Will pretende cometer suicídio assistido, tudo muda na vida de ambos.

A eutanasia é e será sempre um tema controverso, de discussão eterna de até onde cada um de nós pode decidir quando quer morrer. Jojo Moyes aborda-o de uma forma integra e sem recriminações. Muito para além desse tema, é uma história de amor impossível, uma luta desigual.
O livro está muito bem escrito e estruturado. E embora tenha um final anunciado, é muito emocionante e cativante. 
Apenas uma nota negativa - o título em português - Viver Depois de Ti, não só antecipa o final como distorce o título original - Me Before You, que faz todo o sentido no contexto da história.

Adorei o livro e irei claramente seguir esta escritora de quem nunca tinha lido nada. Recomendo!


Classificação: 9,5/10

5 comentários:

Fernanda disse...

Sem dúvida um dos melhores desta autora!
Beijinhos e continuação de boas leituras,
Fernanda

Carol disse...

Parece-me ser uma excelente leitura :)
(http://palavrassoltas-carol.blogspot.pt/)

Maria João disse...

Olá Carol,

foi o primeiro livro que li desta autora e gostei mesmo muito! Estou curiosa para ler os restantes. Tenho lá em casa "Um Violino na Noite" e "Retrato de Familia" que ainda não li!

Boas leituras
Maria João

Dulce disse...

Olá
Eu devorei este livro no fim de semana. Fui logo à biblioteca buscar outro desta autora Silver Bay - A Baía do Desejo, mas ainda não pude ler mais que 10 paginas...
Queria muito ler o Olhar de Sophie, mas na biblioteca da minha terrinha ainda não existe.
Bjs

Maria João disse...

Olá Dulce,
Eu adorei este livro e adorei também o Olhar de Sophie. Por acaso, Silver Bay acho que é único que me falta.
Beijinhos