Opinião... Sarah Waters * O Indesejado

Data Início: 21-03-2013
Data Fim: 31-03-2013

AutorSarah Waters
Título: O Indesejado
Editora: Bizâncio
ISBN: 9789725304679
N. Páginas: 480


Sinopse:
Num Verão poeirento depois da guerra, na zona rural de Warwickshire, um médico é chamado para ir ver uma doente a uma casa isolada chamada Hundreds Hall. É nela que vive a família Ayres há mais de dois séculos. A casa de traça georgiana, outrora bela e imponente, está agora em declínio, com a alvenaria a cair, os jardins sufocados pelas ervas e o relógio do estábulo parado para sempre nas vinte para as nove. Os seus proprietários — mãe, filha e filho — tentam adaptar-se a uma sociedade em mudança, e apaziguar os seus próprios conflitos. Mas estarão os Ayres assombrados por algo mais sinistro do que um modo de vida que está a desaparecer?

Comentário:
Foi a primeira vez que li um livro desta autora, que me foi dada a conhecer pela Bizâncio. Esperava um romance ligeiro e agradável, mas a verdade é que este livro é muito mais do que um romance. O seu nível de suspense é enorme, tornando-o empolgante e a raiar até o enervante :-)
Tudo porque a familia Ayres vive numa casa antiga e cheia de história onde começam a acontecer episódios estranhos que levam ao internamento do irmão mais velho, Rod, por demência. Acontecem inúmeros outros incidentes que a familia designa de acidentes. Mas que serão na verdade apenas acidentes?
A tentar equilibrar esta familia desorientada está o Dr. Faraday, que foi assistir uma criada da casa que se sentiu mal e que acabou por ficar amigo da familia, o único que frequentava a casa, porque a vergonha pelo seu declinio não permitia a Mrs. Ayres fazer as festas de antigamente. Pelo meio, o Dr. Faraday apaixona-se pela irmã mais nova, Caroline...
E não vou revelar mais, pois seria estragar a leitura de quem tiver interesse neste livro. Apenas digo que é muito interessante e as descrições muito bem conseguidas.
Durante todo o livro pensei no possível final, embora não tivesse nunca uma ideia concreta de como poderia acabar, devo confessar que achei que o final merecia um pouco mais... Por isso a classificação de 7. Ainda assim é um livro muito interessante e diferente, que me deixou com vontade de ler mais livros desta autora.

Classificação: 7/10

Sem comentários: