Conversas sobre Livros... Hábitos de Leitura

A Fernanda, do blog as-leituras-da-fernanda.blogspot.pt publicou hoje um questionário bem engraçado, sobre hábitos de leitura e convida outros bloguers a fazer o mesmo. Eu aceitei o desafio e aqui estão as minhas respostas!



Hoje, Dia Mundial do Livro, tenho um desafio para vos lançar. Um pequeno questionário sobre os nossos hábitos de leitura para nos ficarmos a conhecer melhor! ;)
Se tens blog usa estas perguntas e publica-as com as tuas respostas. Se não tens, porque não envias um mail aos teus conhecidos e esperas pelas suas respostas?


1. Gostas de comer/petiscar enquanto lês? Se sim, qual o teu petisco favorito?
Em regra não. Mas de vez em quando como um quadradinho de chocolate ou uns frutos secos.

2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura?
Também não costumo beber enquanto leio. Mas no frio do inverno, em casa, às vezes bebo um chá (chá de inverno é o meu preferido!)

3. Costumas sublinhar uma ou outra passagem enquanto lês um livro ou achas que escrever nos livros é uma ideia abominável?
Nunca escrevo num livro. Embora também não seja extremista ao ponto de achar que sublinhar ou anotar (a lápis!) seja uma ideia abominável.

4. Como marcas os livros quando interrompes a leitura? Tens um marcador especial ou usas o que tiveres à mão (ex. bilhete de autocarro, um papel dobrado, etc)? Ou dobras o canto da folha do livro?
Tenho um marcador muito especial, do meu filho. E se não o tiver comigo qualquer papel serve, dobrar folhas é que não, nunca!

5. Qual o teu género de eleição: ficção, não-ficção ou ambos?
Género de eleição é ficção. Mas também gosto de não ficção. Depende do tema.

6. Gostas de ler até ao fim do capítulo ou interrompes a leitura em qualquer sítio?
Gosto de terminar o capitulo, mas como leio muito nos comboios, e ele não espera pelo fim da minha leitura... interrompo onde estiver quando chego ao meu destino.

7. És do tipo de pessoa que atira o livro de um lado ao outro da sala caso o autor te irrite?
Nunca. Se um livro me cai ao chão por acidente fico logo zangada comigo mesma quanto mais atirar por iniciativa própria... É dificil um autor me irritar. E são poucos os livros que eu desisto de ler, muito poucos!

8. Se encontras uma palavra que desconheces vais logo procurar o seu significado?
Não costumo... Mas já aconteceu de ler num livro situações ou factos que vou ver na net.
9. O que estás a ler presentemente?
"Do Céu, com Amor" de Michelle Holman.

10. Qual foi o último livro que compraste para oferecer?
"Histórias para os Avós Lerem aos Netos" de Isabel Stilwell. Para o meu filho e para a minha mãe.

11. És do tipo de pessoa que só lê um livro de cada vez ou lês vários livros ao mesmo tempo?
Só um livro de cada vez.

12. Tens um sítio favorito onde ler? E qual a melhor altura do dia?
Gosto muito de ler num banco de jardim, ou junto à praia. Também gosto muito de ler na minha cadeira de leitura, que baloiça. Altura do dia? Todas!

13. Preferes séries ou histórias únicas?
Prefiro, definitivamente, histórias únicas! Gosto de variar de estilo de leitura de livro para livro e as séries provocam-me um dilema, entrecalar com outra história ou ler dois ou três livros do mesmo tema.

14. Tens algum livro ou autor específico que dês por ti a recomendar vezes sem conta?
Gosto muito de Dorothy Koomson, de Joanne Harris e de Rosa Lobato de Faria, por isso tenho tendência para falar delas. Mas depende de com quem estou a falar, porque se for homem, já falo mais de José Rodrigues dos Santos, Dan Brown ou João Aguiar.

15. Como organizas a tua biblioteca? Por género, por título, pelo nome do autor ou pela editora?
Bom... como eu gostaria de ter a minha biblioteca organizada, seria por autor e por data de edição dentro de cada autor. O problema é que ou deixo espaço entre os livros ou quando sai mais um livro do mesmo autor já não consigo arrumá-lo no sitio certo... Por isso, de vez em quando, tiro os quase 600 livros das prateleiras e reorganizo tudo, mas é por pouco tempo...

Sem comentários: