Opinião... Vikas Swarup * Quem Quer Ser Bilionário?


Data Início: 27-02-2013
Data Fim: 03-03-2013

AutorVikas Swarup
Título: Quem Quer Ser Bilionário?
Editora: Edições ASA
ISBN: 9789724148731
N. Páginas: 289

Sinopse:
Porque que está Ram, um pobre empregado de mesa de Mumbai, na Prisão?
a) Esmurrou um cliente
b) Bebeu demasiado whisky
c) Roubou dinheiro da caixa
d) É o vencedor do maior prémio de sempre de um concurso televisivo

A resposta certa é a alínea d). Ram foi preso por responder correctamente às doze perguntas do concurso televisivo Quem Quer Ser Bilionário?
Porque um pobre órfão que nunca leu um jornal ou foi à escola não pode saber qual é  mais pequeno planeta do sistema solar ou o título das peças de Shakespeare. A não ser que tenha feito batota. Mas a verdade é que foi a própria vida a fornecer-lhe as respostas certas às doze perguntas cruciais. Desde o dia em que foi descoberto num caixote do lixo que Ram revela instintos de sobrevivência infalíveis e aparatosamente criativos. Espantando uma audiência de milhões, serve-se dos seus conhecimentos de rua para arranjar respostas não só para o concurso televisivo mas também para a própria vida.
Na história do jovem Ram concentra-se toda a comédia, a tragédia, a alegria e a amargura da  Índia moderna.

Comentário:
Vi o filme baseado neste livro há muitos anos atrás. No entanto, ainda tinha a história bastante presente dada a sua originalidade. Mas aqui não temos a excepção à regra, pois gostei ainda mais do livro do que do filme!
Ram é um jovem orfão, encontrado num caixote do lixo, que teve que lutar pela sua sobrevivência desde muito cedo. E nessa luta cruzou-se com muitas pessoas diferentes, de diferentes extractos sociais e profissões, e passou por muitas localidades dentro da Índia que o fizeram crescer e aprender muita coisa, talvez mais até do que se frequentasse uma escola.
Quando decide participar no programa televisivo Quem Quer Ser Bilionário, nunca lhe passou pela cabeça que a sorte estivesse do seu lado e que todas as 12 perguntas que lhe dariam acesso ao prémio máximo nunca antes alcançado fossem referentes a temas do seu conhecimento. E é assim que se torna bilionário. Mas começam também aí os seus problemas, pois os directores do programa acham que fez batota e denunciam-no à polícia, o que leva à sua prisão...
Este livro é acima de tudo um retrato cru da realidade de um país que vive uma pobreza enorme e onde crianças de 7, 8 anos vivem sózinhas, ou melhor, sobrevivem, trabalhando e lutando por uma refeição como se fossem adultos. Essa sua vertente impressiona e choca. 
Mas também faz deste livro uma excelente leitura! E o fim, que obviamente não vou contar, surpreende!

Classificação: 8,5/10

Sem comentários: