Nicolas Barreau * Encontras-me no Fim do Mundo

Data Início: 17-03-2013
Data Fim: 20-03-2013

AutorNicolas Barreau
Título: Encontras-me no Fim do Mundo
Editora: Quinta Essência
ISBN: 9789897260513
N. Páginas: 216

Sinopse:
Jean-Luc Champollion é aquilo a que os franceses chamam um homme à femmes. O encantador proprietário de uma galeria bem-sucedida ama a arte e a vida, é muito sensível ao encanto das mulheres, que de bom grado lho retribuem, e vive num dos bairros da moda de Paris, em perfeita harmonia com o seu fiel dálmata Cézanne.
Tudo corre bem até que, uma da manhã, Jean-Luc encontra no correio um envelope azul, e a sua vida muda para sempre. A missiva é uma carta de amor, ou melhor, uma das declarações de amor mais apaixonadas que o galerista já viu, mas não vem assinada: a misteriosa autora decidiu esconder-se e convida-o a descobrir quem é. Jean-Luc fica inicialmente confuso, mas decide alinhar. A remetente anónima forneceu-lhe um endereço de e-mail e desafia-o a responder. Mas a tarefa não é fácil. Em breve, Jean-Luc tem apenas um objetivo: descobrir a identidade da caprichosa desconhecida, que parece conhecer muito bem os seus hábitos e gosta de o provocar incessantemente.
Assombrado pelas suas palavras, Jean-Luc segue as pistas dispersas na correspondência, cada vez mais incapaz de resistir à mais doce das armadilhas. O objeto da sua paixão existe apenas no papel e na sua imaginação, mas ele sente conhecer melhor esta mulher do que os quadros expostos na sua galeria, mesmo que nunca tenha visto o seu rosto. Ou será que viu?


Comentário:
Eu sei que, da mesma forma que não devemos avaliar uma pessoa pela sua aparência, também não devemos avaliar um livro pela sua capa. Mas o que é certo é que uma capa bonita é muito mais apelativa e a Quinta Essência tem-se esmerado neste campo. Uma vez mais, este livro tem uma capa que por si só transmite paz e calma!

E o livro não desilude. É uma história tão doce, que nos deixa nas nuvens, com vontade de sonhar e de acreditar que tudo é possível.
Jean Luc é um galerista que tem boa reputação entre as mulheres, não conseguindo manter uma relação por isso mesmo. Mas vive a sua vida de forma descontraida aproveitando o presente. Até ao dia em que recebe na sua caixa de correio uma carta em papel requintado e com uma escrita de século XVIII, uma declaração de amor e um jogo de sedução que ele não esperava. O problema é que a carta não vem intencionalmente identificada e, uma vez que Jean Luc aceita o desafio, começa assim a sua luta por descobrir quem é a bela dama que lhe escreve cartas tão intensas. Esta busca obriga-o até a revisitar o seu passado na tentativa de descobrir quem possa ser esta misteriosa mulher.

Gostei muito deste livro, assim como gosto da escrita de Nicolas Barreau (já tinha lido o anterior livro dele e gostado muito - o Sorriso das Mulheres). Devo dizer que a meio do livro, sensivelmente, tive uma forte suspeita de quem poderia ser, mas isso não lhe tirou qualquer encanto! Antes pelo contrário, a ansia de chegar ao final e descobrir de quem se trata é tanta que o livro termina num ápice.
Recomendo!

Classificação: 8/10

1 comentário:

CMachado disse...

Livro com mistério, capa linda já tava muito afim desse livro, agora mais ainda!!

abç ae e
boas leiturinhas!!