Vanessa Diffenbaugh * A Linguagem Secreta das Flores


Data Início: 18-12-2012
Data Fim: 28-12-2012

AutorVanessa Diffenbaugh
Título: A Linguagem Secreta das Flores
Editora: Objectiva
ISBN: 9789896720742

Sinopse:
Victoria Jones tem medo do contacto físico. Tem medo das palavras, as suas e as dos outros. Sobretudo, tem medo de amar e de ser amada. Há apenas um lugar onde todos os seus medos se esfumam no silêncio e na paz: o seu pequeno jardim secreto, num recanto de um parque público de São Francisco. É nesse refúgio que cuida das flores e se sente em casa. Foi Elizabeth, a única mãe verdadeira que conheceu na sua vida, que a iniciou na arte da linguagem secreta das flores. Para Victoria é simples resumir a sua vida através das flores: a lavanda para a indiferença, os cardos para a misantropia, e a rosa branca para a solidão. Abandonada ainda em bebé, passou a infância a saltitar de uma família adoptiva para outra. Agora, aos dezoito anos, está largada à sua sorte, sem um lugar a que chamar casa. Até ao dia em que uma florista descobre o talento de Victoria para as flores e lhe oferece trabalho. Rapidamente os seus arranjos florais passam a ser dos mais procurados da cidade, porque comunicam emoções, oferecem felicidade e curam a alma.
Apesar da magia e beleza que espalha em seu redor, Victoria continua sem esperança de encontrar um remédio que cure as suas feridas. Tudo muda quando conhece Grant, um jovem misterioso que também conhece a linguagem secreta das flores e parece saber tudo sobre ela. Só Grant parece ser capaz de aceder ao coração de Victoria, bem trancado dentro de um compartimento secreto. Este encontro obriga a jovem mulher a recordar um segredo do seu passado e a decidir se vale a pena arriscar tudo em troca de uma segunda possibilidade de ser feliz. Um romance comovente e redentor sobre o significado das flores, e o poder da família e do amor.

Comentário:
Antes de mais gostaria de comentar a originalidade deste livro. A sua edição em português foi efectuada em 3 versões diferentes, cada uma delas com a sua flor e o seu significado. O leitor é que escolhe qual a capa/flor que mais lhe agrada. E trás também um pequeno livrinho, que é o dicionário das flores com os significados de inúmeras flores. Muito interessante!
Quanto ao livro, gostei muito da história, bem como da riqueza das personagens. E, por diversas vezes, sofri com as adversidades por que passa Victoria ao longo da sua vida.
O livro desenvolve-se em dois momentos diferentes na vida de Victoria, alternando capítulos, um dos quais relata a vida de Victoria junto de Elizabeth, a sua última possibilidade de ser adoptada, depois de ter passado toda a sua curta vida entre casas de acolhimento e potenciais pais adoptivos. Mas Victoria nunca se integrou e tudo fez para não ser adoptada, sendo uma criança amarga e que não deixa ninguém se aproximar dela e muito menos tocar-lhe. Até conhecer Elizabeth.
Acompanhamos também a vida de Victoria na actualidade, quando se vê sem dinheiro nem lugar para dormir (e ficamos assim a saber que não está com Elizabeth, mas não sabemos porquê, pois isso apenas será revelado a par com a restante história). Consegue convencer uma florista a contratá-la, depois de lhe demonstrar as suas capacidades e conhecimentos de flores, que cativam clientes e patroa. E é como ajudante da florista que Victoria reencontra Grant, sobrinho de Elizabete. A aproximação entre ambos é inevitável, mas o passado que os assombra tanto os aproxima como os separa...

É um livro muito interessante, bem como as definições das flores. Gostei da alternância dos capítulos que nos permitem perceber o presente com base nos desenvolvimentos do passado. De facto, todos os actos presentes estão condicionados pelas experiências (boas e más) do passado. Mas será que têm que condicionar o futuro?

Recomendo vivamente a sua leitura!


Classificação: 9/10

Sem comentários: