Opinião... Lucinda Riley * A Menina na Falésia


Data Início: 02-11-2012
Data Fim: 09-11-2012

AutorLucinda Riley
Título: A Menina na Falésia
Editora: Edições ASA
ISBN: 9789892318448

Sinopse:

Tudo é perfeito até ao dia em que o seu desejo mais íntimo é brutalmente estilhaçado. Arrasada, Grania decide voltar à Irlanda e aos braços da sua adorada família. E é aqui, à beira de uma falésia, que conhece Aurora Lisle, a menina que vai mudar profundamente a sua vida. A ligação entre ambas é imediata e profunda. Pouco a pouco, Grania descobre que as histórias das suas duas famílias estão estranha e intrinsecamente ligadas... De um agridoce romance na Londres do tempo da grande guerra a uma relação tempestuosa na Nova Iorque contemporânea; da devoção a uma criança terna e carente a memórias esquecidas de um irmão perdido, o passado e o presente das famílias Ryan e Lisle estão unidos há um século. Cem longos anos de equívocos e segredos, paixões e ódios... Apenas a intuição e a coragem de Aurora poderão quebrar o feitiço e vencer as barreiras que o passado ergueu. Assombrosa, terna e comovente, a história de Aurora é uma inspiração para todos nós. Um exemplo de como a esperança e o amor podem ultrapassar todas as perdas.


Comentário:
Quando hoje terminei o livro tive dois pensamentos: "uau" e "oh que pena". "Uau" pela história fantástica, pela forma brilhante e mágica como esta autora (que eu não conhecia!) consegue em 530 páginas apresentar várias gerações de duas familias, cujas histórias se entrelaçam, envolvendo-nos em todas elas de igual forma. São 100 anos de história condensados mas completos!
E "Oh que pena" porque fiquei cheia de vontade de continuar a acompanhar estas familias. 

O livro inicia-se em Grania, uma jovem irlandesa, artista, que tem uma vida calma em Nova Iorque juntamente com o seu companheiro Matt. Mas um aborto leva-a a descobrir histórias que a afastam de Matt, sem que este perceba o que se está a passar. Grania refugia-se na Irlanda, junto da sua familia, para pensar na sua vida e decidir que acção tomar.
Quando está a passear junto à casa dos seus pais, Grania encontra uma menina junto de uma falésia, com um ar perdido a olhar o mar. 
Nunca ela imaginava a volta que a sua vida irá levar, depois de conhecer e de se aproximar desta doce menina, a Aurora.
A relação entre ambas irá desvendar muitas histórias do passado, onde muita coisa aconteceu, acontecimentos esses que condicionam a vida de ambas no presente.

Este livro é doce, é triste, é alegre, é intenso, é esperançoso, é mágico! É fantástico! Recomendo vivamente e tenho a certeza que irei relê-lo no futuro porque vou ter saudades da Aurora e da Grania!

Classificação: 9,75/10

2 comentários:

Olguita disse...

Um dos melhores livros que li nos últimos tempos...
Bonito livro...
Bonita mensagem...
Muito mas mesmo muito envolvente...

Maria João disse...

Eu disse-te! Fico contente que tenhas gostado. Beijinhos