Opinião... Elisabete Caldeira e Jorge Campião * Sob o Céu de Paris

Data Início: 10-11-2012
Data Fim: 17-11-2012

Autor: Elizabete Caldeira e Jorge Campião
Título: Sob o Céu de Paris
Editora: Alfarroba
ISBN: 9789898455383

Sinopse:
Raquel é uma mulher que nunca tomou o destino da sua vida nas próprias mãos e tem consciência disso. Carlos é um pintor cujo reconhecimento artístico poderia ser maior se alguma vez tivesse sido metódico, mas não o sabe.
Raquel vai organizar a exposição de pintura de Carlos em Paris, no Centro George Pompidou. Mas não vai apenas ordenar a exposição de Carlos, vai estruturar a sua obra, o seu talento, ao  mesmo tempo que terá de recompor a sua própria vida pessoal.
Pelos cafés, restaurantes e ruas de Paris por onde passa, Raquel ressuscitará um Picasso - cuja crueldade corporiza bem os seus medos -, e uma Dora Maar - a talentosa, enigmática e inspiradora amante do genial artista -, que lhe serve de alter-ego, mas cujo destino não quer imitar.

Comentário:
Gostei bastante deste livro, apesar de achar que se se tivesse mantido mais a sugestão em detrimento do explicito, teria ficado a ganhar.
Raquel é uma mulher casada, cujo casamento já há muito deixou de o ser, e mãe de uma menina. Inicia a sua carreira no mundo da arte por intermédio dos sogros e prepara-se agora para efectuar a sua primeira organização de uma exposição de um pintor importante em Paris.
Carlos é o pintor importante, que vende bem em Portugal apesar de não ser muito famoso. E será Raquel quem irá encontrar o seu rumo, a ordem nos seus trabalhos.
A viagem a Paris representará para ambos muito mais que trabalho, alterando dramaticamente as suas vidas.
Acompanhamos ainda o percurso de Pascal, o taxista que os leva ao hotel e se torna seu motorista. Ele passa por uma fase menos feliz da vida e o amor que ele assiste nas suas viagens de táxi entre Raquel e Carlos inspiram-no a ir atrás do que deixou em tempos.
A história é interessante e as alusões a Picasso e às suas mulheres também. Gostei igualmente das descrições de Paris, cidade que não tive ainda oportunidade de conhecer, mas que gostaria muito.
Gostei especialmente do retrato da urgência de um pintor quando tem perante si a sua musa e gostei do passeio a Versalhes...

Classificação: 7/10

Sem comentários: