Conversas Sobre Livros... com Vânia Rosa

Uma longa e muito agradável "Conversa sobre Livros" com Vânia Rosa.


Nunca é demais relembrar que esta rubrica pretende-se pública. Como tal, se gostarias de ver a tua "Conversa Sobre Livros" publicada, contacta-me! A diversidade de opiniões é que é enriquecedora!


1 –Qual o Livro que estás a ler actualmente?
Estou a ler dois, ainda que normalmente só leia um de cada vez. Estou a acabar “Kafka à beira-mar” de Haruki Murakami. Entretanto não resisti à curiosidade de começar a ler “As cinquenta sombras de Grey”, de EL James. E o próximo vai ser “os pilares da terra”, de Ken Follett.
.

2 – Qual é o Livro da tua vida?
“E tudo o vento levou”, de Margaret Mitchell… e coincide também com um dos filmes da minha vida. Li primeiro o livro e depois o filme não me desiludiu nada, o que normalmente é o que acontece quando se gosta muito do livro. O livro marcou-me pela força e determinação de uma mulher que toda a gente conhece, a Scarlett O’Hara. Ela cresceu mimada, mesmo muito mimada, no meio de muito conforto, mas a sua determinação e força de caráter levaram-na a ultrapassar as dificuldades de uma guerra… Talvez me tenha marcado tanto porque o li muito cedo, talvez pelos meus 13, 14 anos. Lembro-me de mais tarde ter esbarrado numa Feira do Livro com a continuação da história, “Scarlett – a continuação de e tudo o vento levou”, de Alexandra Ripley, e simplesmente devorei o livro, acho que com 2 volumes… desta vez valeu sobretudo pela história de amor, muito atribulada, que a Scarlett consegue viver com o Rhett Butler, e da forma como ela deixa de ser uma menina mimada e se transforma numa mulher de princípios, determinação e caráter vincadíssimos… Adorei!
Mas não posso deixar de falar num livro que li mais recentemente. “O último Catão”, de Matilde Assensi. Fiquei viciada no livro. Um daqueles mistérios que se desenrolam num novelo de pistas sucessivas, a um ritmo alucinante que nos faz sentir dentro de ação. Deixou-me completamente agarrada à história e terei perdido umas boas horas de sono até o acabar.
3 –  Quantos livros lês por ano/mês/semana?
Lúdicos ou técnicos? Isso depende de tanta coisa… Numas férias calmas posso ler 3 ou 4 livros. Num período de trabalho mais complicado posso não ler grande coisa. Mas em média, deve dar uns 2 ou 3 livros por mês…

4 – Lês um Livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo?
Quase sempre um de cada vez… Mas na mesa de cabeceira está normalmente uma pilha com os últimos que li e com os próximos a ler. Manias, vão-se lá explicar!

5 – Usas marcador de Livro ou dobras a página?
Ultimamente acho que dobro mais a página… mas não gosto de ver as folhas marcadas…
     
6 - Em média, quantas horas lês, por dia?
No trabalho também conta? Bom, sem contar com o trabalho, cerca de uma hora por dia, talvez… mas claro que não se lê todos os dias, por isso a média desce um pouco…
     
7 – E-book, Livro de bolso ou Livro tamanho normal?
Livro de tamanho normal. Mas numas das últimas férias comprei um livro de bolso, exatamente por ser mais pequeno, e surpreendi-me pelo conforto do tamanho de letra… espera-se que num livro de bolso a letra seja mais pequena, não é?
     
8 – Qual o teu género literário de eleição?
Gosto de romances históricos. Acho que é a melhor definição. Do que eu gosto mesmo é de uma boa história, que tenha uma mensagem otimista e uma moral da história com aderência à realidade. Pode misturar um pouco da impossibilidade dos sonhos, mas é melhor que seja realista e exequível. Gosto de livros que retratem personalidades de pessoas e os comportamentos a eles associados, para o melhor e para o pior, seja no impacto nas suas próprias vidas seja na interação com as dos outros. Também gosto de histórias com um pouco de imaginário, mas sem exageros.
Mas não resisto a uma daquelas misturas entre romance e história policial, com mistérios por desvendar, pistas difusas e ora inter-ligadas ora sequenciais.
Não gosto de dramas pesados, daqueles que se leem permanentemente com um nó na garganta. Gosto de sentir curiosidade com o desenrolar da história e é isso que me faz ter vontade de continuar a ler.
     
9 - Um Livro com muitas páginas intimida-te?
Não, claro que não. A não ser pelo espaço que vai ocupar na estante, que vai começando a ser um problema.
     
10 – O que te leva a escolher um livro?
Isso agora… O título, sugestivo e cativante, consoante a fase da vida em que se está e os interesses mais ou menos pontuais. O autor, seja porque já conheço e gosto, seja porque não conheço e quero conhecer. Recomendações de amigos, normalmente dos que sei que têm gostos parecidos com os meus. Ou então porque toda a gente fala! Aconteceu-me recentemente, com o polémico “As cinquenta sombras de Grey”…
     
11 – Preferes comprar, trocar ou emprestar livros?
Prefiro comprar. Daí o problema com o espaço para estantes…
     
12 – Preferes Livros clássicos ou contemporâneos?
Compro mais contemporâneos. Mas os clássicos acabam por se ir comprando ao longo da vida, talvez por isso mesmo, porque são clássicos e porque nunca é tarde ou cedo para os ler.
     
13 – Qual o Livro que já tentaste ler mais do que uma vez, mas nunca acabaste?
“Cem anos de solidão”, de Gabriel Garcia Marquez… Tentei e nunca consegui. Parece-me que aquilo não desenvolve e não me consegue cativar… Bem sei que muita gente considera esta minha opinião uma afronta, mas a verdade é que nunca consegui chegar ao fim…
     
14 – Qual o Livro de que toda a gente fala, mas que não gostaste?
Acho que é mesmo “Cem anos de solidão”.
     
15 – Os teus Livros estão organizados numa estante ou espalhados pela casa?
Em estantes espalhadas pela casa.
     
16 – Quando gostas de um autor, procuras ler todos os seus livros?
Leio vários, mas não me preocupo em ler todos. Normalmente os de início de carreira não são tão bem conseguidos. Mas também tem a vantagem de se perceber o percurso e o amadurecimento do autor.
     
17 – Qual o teu local preferido para ler?
Numa esplanada, com um café ou um sumo. Na praia, ao sol. Em casa, na cama ou no sofá.
     
18 – Tinhas o hábito de ler em criança?
Sim, desde pequena. Li as “Viagens na Minha Terra” com verdadeiro prazer, enquanto quase todos os meus colegas refilavam.
     
19 –  Gostas de ir às Feiras dos Livros?
Gosto, mas já lá comprei mais livros. A Fnac é uma grande instituição, temos de reconhecer…
     
20 – Qual é, para ti, a melhor adaptação cinematográfica?
Quando leio primeiro o livro, normalmente não gosto especialmente do filme. Por isso, terei de dizer “E tudo o vento levou”… acho que é mais por eu ter gostado da história e do livro, do que propriamente por ser a melhor adaptação cinematográfica…
     
21 – Qual foi a tua maior desilusão literária?
“O processo”, de Franz Kafka. Neste caso consegui forçar-me a terminar o livro. Foi um verdadeiro massacre, porque, no fundo, queria conseguir provar que o livro não era, apenas, e só, AQUILO. Mas era, era mesmo só aquilo. Foi uma verdadeira desilusão e podia ter desistido à vigésima página, acho eu, sem que tivesse perdido grande coisa… Kafka consegue levar a um exagero extremado a capacidade de alguns seres humanos “se perderem” no processo, de se desencontrarem do sentido das suas vidas… talvez o consiga, porque se percebe a mensagem, mas considerei-o uma verdadeira desilusão literária.
22 – Tens por hábito oferecer Livros?
Sim, muitas vezes. Também depende da pessoa…
     
23 – Qual foi o último Livro que compraste?
Comprar, comprar, foi “Os pilares da Terra”, de Ken Follett. Mas fiz anos há pouco tempo, e a pilha de livros novos aumentou.

Muito obrigada pela tua disponibilidade Vânia! E Boas Leituras!!!

Sem comentários: