Conversas Sobre Livros... com Cristina Batista


Mais uma semana se passou e mais uma "Conversa Sobre Livros" chegou ao blog :-D

Uma Conversa muito interessante com a Cristina Batista:




1 –Qual o Livro que estás a ler actualmente?
"D. Maria II" da Isabel Stilwell.

2 – Qual é o Livro da tua vida?
Não tenho um livro da minha vida… mas diria que as trilogias (de 4 livros) As Brumas de Avalon e, mais recentemente, a Saga Crepúsculo são as histórias que mais me marcaram! Confesso que até aos 25 anos (+-) relia as Brumas todos os Verões. Tenho de retomar esse hábito um ano destes. 

3 –  Quantos livros lês por ano/mês/semana?
AL – muitos muitos… DL – muito poucos… (AL – Antes Lara; DL – Depois Lara)

4 – Lês um Livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo?
Um de cada vez. As histórias absorvem-me tanto que não me consigo imaginar a ler 2 livros
ao mesmo tempo.

5 – Usas marcador de Livro ou dobras a página?
Marcador de Livro claro, detesto ver livros marcados, sujos ou danificados!
     
6 - Em média, quantas horas lês, por dia?
Se conseguir ler ½ hora por dia já fico feliz.
     
7 – E-book, Livro de bolso ou Livro tamanho normal?
Livro tamanho normal, dá-me muito gozo o folhear das páginas e adoro o cheiro dos livros. Das coisas que mais adorava quando vivia em casa dos meus pais era acordar e sentir o cheiro dos livros que o meu pai que tinha no meu quarto.
     
8 – Qual o teu género literário de eleição?
Ficção (bruxas, vampiros, duendes,…) e, recentemente, romances históricos.
     
9 - Um Livro com muitas páginas intimida-te?
Pelo contrário, é um convite ainda mais apetecível!
     
10 – O que te leva a escolher um livro?
A capa e o resumo. Por vezes as descrições que os amigos me fazem dos livros que andam a ler.
     
11 – Preferes comprar, trocar ou emprestar livros?
Mesmo com a crise, comprar… é o meu único luxo. Mas não me importo de emprestar (desde que já o tenha lido)…
     
12 – Preferes Livros clássicos ou contemporâneos?
Contemporâneos, os chamados Clássicos acabam por ser sempre grandes “secas”.
     
13 – Qual o Livro que já tentaste ler mais do que uma vez, mas nunca acabaste?
Um clássico – D. Quixote.
     
14 – Qual o Livro de que toda a gente fala, mas que não gostaste?
…..
     
15 – Os teus Livros estão organizados numa estante ou espalhados pela casa?
Em estantes espalhadas pela casa.
     
16 – Quando gostas de um autor, procuras ler todos os seus livros?
Sempre.
     
17 – Qual o teu local preferido para ler?
Reclinada no sofá, com o livro apoiado numa almofada em cima da minha barriga.
     
18 – Tinhas o hábito de ler em criança?
Sim, comecei a ler muito, muito cedo (influência do meu pai).
     
19 –  Gostas de ir às Feiras dos Livros?

Não tenho esse hábito. Só comecei a ir às Feiras quando vim para a faculdade para Lisboa e
não me consegui habituar, achei muito confuso e cansativo. Prefiro ir a uma livraria e sentar-
me a ver e escolher os livros com calma.
     
20 – Qual é, para ti, a melhor adaptação cinematográfica?
"Drácula" de Bram Stoker, o único até agora que acho que o filme supera o livro.
     
21 – Qual foi a tua maior desilusão literária?
"A Insustentável Leveza do Ser", não o consegui perceber. Qualquer dia tento lê-lo de novo, pode ser que com a idade lá chegue…
     
22 – Tens por hábito oferecer Livros?
Sim, a partir dos 6 anos é tudo “corrido” a livros.
     
23 – Qual foi o último Livro que compraste?
Um livro de Uma Aventura, para uma “sobrinha” que faz agora anos e o livro que estou actualmente a ler (que passou à frente dos trinta e tal livros que tenho em casa a aguardar serem lidos).

Muito obrigada pela tua disponibilidade Cristina e... Boas Leituras!!!

Sem comentários: