Opinião... Michelle Jackson * Um Beijo em Havana

Data Início: 09-09-2012
Data Fim: 14-09-2012

Autor: Michelle Jackson
Título: Um Beijo em Havana
Editora: Quinta Essência
ISBN: 9789897260186

Sinopse:
Emma, Louise e Sophie são irmãs. Talentosas, artísticas e criativas, têm muito em comum, especialmente no que diz respeito a homens. Quando Emma recebe do seu falecido marido pelo correio dois bilhetes para Cuba, fica mais do que surpreendida. Decide levar Sophie, sem perceber que o marido sempre tivera a intenção de a levar com ele. Enquanto as irmãs aproveitam o sol das Caraíbas, Louise reencontra Jack Duggan, o amor do seu passado, o que vai abalar o seu casamento com Donal. Enquanto isso, em Cuba, Emma conhece um sósia de Che Guevara, Felipe, e Sophie conhece Greg, um negociante de arte canadiano. Num cenário paradisíaco de amenas noites tropicais, música cubana e cocktails de rum, as irmãs não fazem ideia de onde um beijo em Havana as vai levar...

Comentário:
Nunca visitei Cuba, mas é um lugar que anseio por conhecer desde sempre... E este livro veio re-acender esta vontade, principalmente pela forma como caracteriza aquele país.
Mas isto é apenas o cenário, pois o cerne da questão são as relações e os relacionamentos entre irmãs.
Emma, Sophie e Louise são três irmãs, que não podiam ser mais diferentes umas das outras. Sophie, a mais nova e sempre protegida por todos os membros da familia, tem um bom emprego, conquista qualquer homem e vive numa zona rica de Dublin. Louise é casada, tem dois filhos e optou por ficar em casa a tomar conta dos filhos em detrimento da sua carreira com professora de música. Finalmente, Emma é casada, tem um filho, é escritora e tem uma vida calma e feliz.
Tudo muda no dia em que o marido de Emma, Paul, se suicida e todos os elementos da familia vão sofrer uma reviravolta porque as suas vidas aparentemente calmas mais não eram do que fachadas. Todos têm os seus segredos e a morte prematura de Paul faz todos eles re-pensarem nos seus problemas.
Semanas após a sua morte, Emma recebe em casa os bilhetes para uma viagem a Cuba que Paul estaria a preparar e decide ir com a sua irmã mais nova. A viagem corre bem individualmente para cada uma delas: Emma descobre o encanto de Felipe, um cubano com formação em advocacia mas que prefere guiar táxis turísticos e Sophie conhece um bem sucedido descendente de cubanos que comercializa obras de arte. No entanto, um terrível segredo criou uma barreira entre elas e na viagem de regresso toda a verdade é revelada, provocando muito sofrimento às irmãs.

Gostei muito deste livro. É um romance que aprofunda sentimentos e prova que a familia é, no final de tudo, o mais importante, tudo o resto é ultrapassável. A caracterização de Cuba e das suas restrições e realidades está brilhante. A escrita de Michelle Jackson é fluída mas transmite as emoções de tal forma que nos apetece continuar a acompanhar a vida de Emma, Louise e Sophie, muito para além do final do livro!

Classificação:  8/10

Sem comentários: