Conversas sobre Livros... Com Sónia Lourenço

Vou hoje dar início a uma nova rúbrica aqui no meu cantinho. Chama-se "Conversas sobre Livros..." e serão uma série de questões que irei colocar a leitores.
Inicialmente irei ter as conversas com amigos, mas gostaria de sugerir a quem segue este blog e que gostasse de responder às questões, para entrar em contacto comigo, porque tenho todo o gosto em publicar as opiniões de todos!


E a primeira conversa foi com Sónia Lourenço, aqui fica o resultado:



1 –Qual o Livro que estás a ler actualmente?
Estou a começar “A Conspiração dos Antepassados”, de David Soares. Um livro que já me ofereceram há algum tempo, mas que só agora comecei. Como só estou agora a começar, ainda não posso fazer uma critica, mas é um romance que junta Fernando Pessoa e Aleister Crowley, por isso, de certeza que vou gostar.

2 – Qual é o Livro da tua vida?
Brida, de Paulo Coelho. Pela história, que me diz muito, pelo momento da vida em que o li, pela própria história de como o livro me chegou às mãos e ficou nas minhas mãos. Também eu quis ser bruxa, como a Brida do Paulo Coelho. 

3 –  Quantos livros lês por ano/mês/semana?
É muito variável. Tanto pode acontecer estar algum tempo a ler pouco, se estou numa fase de mais trabalho, mais cansada, como noutra altura devorar livros. Quando um livro me “agarra”, devoro, sou capaz de ficar acordada até de madrugada a ler.

4 – Lês um Livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo?
Um livro de cada vez. Sempre. Ler vários livros ao mesmo tempo é algo que sempre me fez um bocadinho de confusão.

5 – Usas marcador de Livro ou dobras a página?
Em regra, marcador de livro.
     
6 - Em média, quantas horas lês, por dia?
Mais uma vez, é muito variável. Pode ser pouco, ou muitas horas, pela madrugada fora. A regra é que não tenho regra. É ao sabor da vontade, do maior ou menor cansaço, e de o livro que estiver a ler me prender muito ou nem tanto.
     
7 – E-book, Livro de bolso ou Livro tamanho normal?
Livro de tamanho normal. Confesso que ainda não me rendi aos E-books, gosto do cheiro do papel, do virar as páginas. Mas, vejo cada vez mais gente à minha volta a ler em formato digital, não digo “desta água não beberei”. Talvez no futuro também venha a ler em E-book, mas, para já, papel e tamanho normal.
     
8 – Qual o teu género literário de eleição?
Novel, como dizem os anglosaxonicos, que em português traduzimos como romance. Não gosto muito do termo romance, parece que nos referimos a histórias de amor, quando não é isso, mas sim ficção. Romance histórico e de fantasia (bruxas, magos, elfos, dragões, vampiros e afins fazem as minhas delicias) são os meus preferidos, mas leio todo o tipo de ficção.
     
9 - Um Livro com muitas páginas intimida-te?
Nada de nada! Quanto maior, melhor J
     
10 – O que te leva a escolher um livro?
O autor, a sinopse, o género, a capa, e claro, as recomendações de amigos que gostam de ler como eu.
     
11 – Preferes comprar, trocar ou emprestar livros?
Trocar e emprestar são boas opções nos tempos de crise que vivemos, em que a disponibilidade financeira é mais pequena. Mas não há nada como escolher e comprar os meus livros J
     
12 – Preferes Livros clássicos ou contemporâneos?
Ambos.
     
13 – Qual o Livro que já tentaste ler mais do que uma vez, mas nunca acabaste?
“Guerra e Paz”, de Tolstoi. É um daqueles clássicos que acho que devia mesmo ler, já tentei várias vezes, mas nunca consigo acabar. Desisto sempre na parte do Pedro e a maçonaria. Mas, ainda voltarei a tentar!
     
14 – Qual o Livro de que toda a gente fala, mas que não gostaste?
“O Perfume”, de Patrick Suskind. Sei que para algumas pessoas isto é quase um sacrilegio, porque o livro é muito popular e conheço pessoas que o adoram, mas não gostei.
     
15 – Os teus Livros estão organizados numa estante ou espalhados pela casa?
Espalhados pela casa. Sou uma desarganizada com os livros.
     
16 – Quando gostas de um autor, procuras ler todos os seus livros?
Sim. Aliás, o autor é um dos meus principais critérios quando compro livros. Posso não ler todos os seus livros, mas se um autor me agrada, é certo que vou comprar mais livros dele/(a).
     
17 – Qual o teu local preferido para ler?
Vários. Na cama, no sofá, no jardim, na praia. Certo é que gosto de ler confortavelmente estendida/deitada. Gosto muito mais do que de ler sentada.
     
18 – Tinhas o hábito de ler em criança?
Sim, sempre. Sempre houve livros em minha casa, os meus pais sempre compraram livros para mim e para a minha irmã, para a nossa idade. Aliás, acho que assim é que se desenvolve o gosto pela leitura. “Os Cinco”, da Enid Blyton, foram a minha primeira coleção. Ainda guardo todos.
     
19 –  Gostas de ir às Feiras dos Livros?
Adoro! Adoro mesmo. Compro a grande maioria dos meus livros na Feira do Livro de Lisboa. Andar de banca em banca, no Parque Eduardo VII, é mais do que um habito, é um ritual, todos os anos!
     
20 – Qual é, para ti, a melhor adaptação cinematográfica?
A Trilogia “O Senhor dos Anéis” (Lord of the Rings), de J. R. R. Tolkien, nos filmes de Peter Jackson. “O Senhor dos Anéis” é uma das minhas obras preferidas – adoro – e lembro-me de quando estreou o primeiro filme estar em extâse no cinema porque tinha imaginado, quando li os livros, os hobbits e a sua cidade (inicio do primeiro livro e do primeiro filme) exatamente assim.
     
21 – Qual foi a tua maior desilusão literária?
Nao me recordo de nenhuma.
     
22 – Tens por hábito oferecer Livros?
Sim, com muita frequência.
     
23 – Qual foi o último Livro que compraste?
“Contos Completos”, de Gabriel Garcia Marquez.


Muito obrigada pela tua disponibilidade Sónia e... Boas Leituras!!!

1 comentário:

Sónia disse...

O prazer foi meu :)