Opinião... Will North * Água, Pedra, Coração


Data Início: 03-05-2012
Data Fim: 10-05-2012

Autor: Will North
Título: Água, Pedra, Coração 
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722344890

Sinopse:
Andrew Stratton é arquitecto e professor na Universidade da Pensilvânia, e sente-se realizado, até ao dia em que a sua ambiciosa mulher o deixa. Profundamente ferido, resolve deslocar-se a Inglaterra para participar num curso em Boscastle, na Cornualha. Aí, conhece Nicola Rhys-Jones, uma artista plástica americana, também divorciada. As afinidades entre ambos em breve transformam aquele encontro em algo bem mais forte do que a simpatia ou uma amizade. Mas se para Andrew é difícil aceitar os riscos de um novo relacionamento amoroso, para Nicola é quase impossível. Um enredo cativante que decorre num cenário idílico a que a ocorrência de uma catástrofe realmente ocorrida em 2004 naquela região confere um supremo toque de realismo.

Comentário
Andrew vai para a Cornualha tirar um curso de construção de muros em pedra, depois de sofrer um desgosto amoroso, ao ser abandonado pela sua mulher que o acusou de não ter ambições na vida e de achar que a sua profissão de professor universitário, com formação de arquitecto fica muito aquém das suas possibilidades.
Nicola, uma artista cheia de talento que sofreu muitas agruras na vida, primeiro a violência física do irmão e depois do marido, de quem se vem a separar, encontra na aldeia Boscastle na Cornualha o seu porto de abrigo.
Apesar de estarmos perante um romance em que estas duas personagens sofridas se encontram e encantam, este livro vai mais além. O enredo incluí um facto real, quando em 2004 esta aldeia foi assolada por uma inundação sem precendentes que a destruiu totalmente. A descrição do drama que as pessoas viveram é brilhante e torna o livro muito interessante.

Classificação: 8/10

Sem comentários: