Opinião... João Aguiar * A Encomendação das Almas


Data Início: 18-05-2012
Data Fim: 19-05-2012

Autor: João Aguiar
Título: A Encomendação das Almas
Editora: Edições ASA
ISBN: 9789724116648

Sinopse:
Num mundo rural em decomposição acelerada, minado pela poluição física e mental, pelos media e pelas arremetidas da "Aldeia Global", um homem de setenta anos e um adolescente aliam-se para construir um pequeno universo privado, fantástico, parado no tempo, onde vivem os velhos ritos e as superstições do passado.
Porém, esse universo, frágil e vulnerável, não poderá resistir durante muito tempo à sociedade hostil que o cerca. Então, é preciso encontrar uma saída...
História de amizade e de revolta, A Encomendação das Almas é também um retrato-caricatura do nosso tempo. Com ele, João Aguiar abre uma nova frente no seu trabalho de romancista e, renovando-se, confirma que é hoje um dos mais versáteis narradores portugueses.

Comentário
João Aguiar faleceu em Junho de 2010, mas deixou um legado importante: os seus livros, as suas histórias intemporais, que retratam gerações e culturas.
Com este livro, A Encomendação das Almas, João Aguiar mudou um pouco o seu tom de escrita, virando-se para uma abordagem mais espiritual.
Relata a vivência de dois seres, que por diferentes razões, se isolam do mundo e que acabam por se encontrar e compreender.
Um homem com mais de setenta anos, que progressivamente tem vindo a perder capacidades físicas e que, apesar de dono de uma empresa, cheio de recursos financeiros e familia, foge para a aldeia de um seu primo afastado, entretanto falecido, tentando fugir aos objectivos da familia - interná-lo num asilo para idosos ricos.
Um rapaz de quinze anos, cujas capacidades intelectuais são fracas e que a familia decide enviar para a mesma aldeia, para casa dos tios, para que este tome conta da taberna do tio, enquanto este vive a sua vida.
Por acaso do destino, estes dois seres incompreendidos encontram-se e, sem recurso a grandes palavras, tornam-se amigos. Na biblioteca da casa onde vive actualmente o idoso existem inúmeros livros relativos a lendas e mitos e é nesses mitos que estes dois seres se encontram e se perdem...

Gostei deste livro, como gosto de todos os livros que li até hoje do João Aguiar. Porque são singulares, porque são misteriosos e diferentes.

Classificação: 7,5/10

Sem comentários: