Opinião... Carlos Ruiz Zafón * O Jogo do Anjo


Data Início: 18-04-2012
Data Fim: 27-04-2012

Autor: Carlos Ruiz Zafón
Título: O Jogo do Anjo
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722037075

Sinopse:
Na Barcelona turbulenta dos anos 20, um jovem escritor obcecado com um amor impossível reebe de um misterioso editor a proposta para escrever um livro como nunca existiu a troco de uma fortuna e, talvez, muito mais.
Com deslumbrante estilo e impecável precisão narrativa, o autor de A Sombra do Vento transporta-nos de novo para a Barcelona do Cemitério dos Livros Esquecidos, para nos oferecer uma aventura de intriga, romance e tragédia, através de um labirinto de segredos onde o fascínio pelos livros, a paixão e a amizade se conjugam num relato magistral.

Comentário
David Martín desde pequeno teve uma vida díficil, perde a mãe muito novo e tem um pai que não entende o seu fascinío pelos livros e pela escrita. O seu escape é uma livraria e o seu dono, o Sr. Sempere, um amante de livros que empresta muitos a David e lhe permite assim adquirir conhecimentos. Anos mais tarde David trabalha no jornal local, e surge-lhe a oportunidade de escrever uma rúbrica no próprio jornal. Dado o sucesso da mesma, David consegue um contrato com uns editores para escrever crónicas mensais. Feliz, despede-se do jornal, mas rapidamente se apercebe que está a ser explorado. Entretanto, apaixona-se pela filha do motorista de D. Vidal, o dono do jornal, mas a rapariga não lhe corresponde ou aparenta não corresponder. A vida decorre de forma monótona, até que descobre que tem um tumor no cérebro. David recebe então uma proposta de um editor que ninguém conhece, Corelli, que lhe propõe uma troca: a sua saúde e vida pela escrita de um livro que Corelli pretende escrever há muito tempo. Sabe o que quer escrever mas não tem aptidão para tal. E a partir desse momento, em que David aceita o compromisso, toda a sua vida e a de todos os que o rodeiam se altera, levando-o por caminhos que ele nunca imaginou.

É um livro interessante e surpreendente. Quando pensei que a história iria acompanhar o conteúdo do livro que David terá que escrever, o enredo leva-nos para outras paragens. Pelo caminho ficam muitas interrogações: por exemplo, quem será este Sr. Corelli...

Gostaria de partilhar com quem está a ler este comentário uma parte do livro que adorei, só por ela já valeria a pena ler o livro!:
"...Todos os livros, todos os volumes que vês à tua frente têm alma. A alma de quem os escreveu, a alma daqueles que os leram e viveram e sonharam com eles, De cada vez que um livro muda de mãos, de cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se mais forte. Neste lugar [Cemitério dos Livros Esquecidos], os livros de quem já ninguém se lembra, os livros que ficaram perdidos no tempo, vivem para sempre, à espera de chegar às mãos de um novo leitor, de um novo espírito..."

Classificação: 8/10

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Boa Tarde
Comecei pela "Sombra do Vento " e depois fui adquirindo todos os outros porque fiquei um fã do Carlos Ruiz Zafón .
Mas o preferido é mesmo "A Sombra do Vento" .
Boa Leitura e Boa escolha .
Franclim Vieira

Maria João disse...

Boa tarde Franclim,

eu comecei pelo Jogo do Anjo porque gerou muita discussão na familia e eu fiquei cheia de vontade de participar dela :-)

Mas estou a gostar muito deste a Sombra do Vento. E muito curiosa com o final.

Boas leituras,
Maria João