Opinião... Lauren Weisberger * O Diabo Veste Prada



Data Início: 23-02-2012
Data Fim: 02-03-2012

Autor: Lauren Weisberger
Título: O Diabo Veste Prada
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722331944

Sinopse:
Andrea Sachs, acabada de sair da universidade, consegue um emprego fabuloso «pelo qual um milhão de jovens eram capazes de dar a vida»: é contratada como assistente de Miranda Priestly, a editora da famosa revista Runway. No entanto, como assistente pessoal de Miranda, Andrea vê-se forçada a suportar toda uma série de abusos, realizando tarefas como encomendar-lhe o pequeno-almoço, tratar-lhe da roupa suja, fazer de motorista para a cadelinha buldogue francesa, preparar-lhe as viagens… Resumindo, Andrea tem de estar disponível vinte e quatro horas por dia para atender aos seus pedidos, e, ainda por cima, sempre com um sorriso no rosto! Será que um ano de sacrifício, ao serviço de um 'diabo' que veste Prada, não é um preço demasiado alto a pagar pelo emprego da sua vida?! Um livro hilariante, muito fashion, que certamente agradará ao público feminino, e não só, e que deu origem a uma adaptação cinematográfica realizada por David Frankel.

Comentário:
É sem dúvida um livro para entreter. Ainda assim, apesar de ser levado ao extremo, levanta inúmeras questões do quanto um trabalho pode ser exigente e quanto uma pessoa para ser considerada uma profissional competente tem que deixar de lado tudo o resto: familia, amigos, hobbies... 
Andrea Sachs terminou a faculdade e procura uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho para um dia mais tarde alcançar o que tanto ambiciona: ser uma jornalista do The NewYorker. A oportunidade surge de forma imprevista, através de um emprego como assistente pessoal de Miranda Priestley, a mulher mais famosa e importante da alta costura! O compromisso é, Andrea aguenta um ano a "aturar" Miranda, que trata os seus funcionários como seres inferiores, mas em troca, no final desse ano, poderá escolher o que pretende fazer, saltando vários anos na sua carreira profissional. As questões que se colocam são: será ela capaz de aguentar um ano de escravatura? e será que vale mesmo a pena?
Gostei bastante do livro, num tom ligeiro que se lê com muita facilidade. Este livro já virou filme e, ao contrário do que eu costumo fazer, desta vez vi primeiro o filme e só depois li o livro. Mas o filme está bastante fiel, pelo que não fez diferença!

Classificação: 7,5/10

Sem comentários: