Margarida Rebelo Pinto * Minha Querida Inês


Data Início: 03-12-2011
Data Fim: 12-12-2011

Autor: Margarida Rebelo Pinto
Título: Minha Querida Inês
Editora: Clube do Autor
ISBN: 9789898452757

Sinopse:
A história trágica de D. Inês de Castro, pela sua universalidade e intemporalidade, é inesgotável. Margarida Rebelo Pinto revela-nos os meandros deste universo fascinante, desmontando todos os passos da vida de D. Inês na semana que antecede um destino inelutável: a sua execução no dia 7 de Janeiro de 1355. Através da perspectiva de D. Inês vamos conhecendo os segredos da alma desta heroína e as maquinações das razões do Estado que determinaram o fim de uma vida mas não do amor.
Uma estreia surpreendente no romance histórico de uma escritora que, pela sua extraordinária capacidade de penetrar no íntimo de cada personagem, dá voz a D. Inês, D. Pedro, D. Afonso IV e a outros protagonistas deste momento inesquecível da nossa História. Despidos das suas máscaras, ficamos a conhecer melhor as suas forças, fraquezas, motivações e desejos íntimos. Novas e surpreendentes revelações deste período único da História de Portugal dão sentido à frase que eterniza o amor de D. Inês e de D. Pedro: “Até ao fim do mundo”. 

Comentário
Antes de mais há que esclarecer que eu adoro a história de Pedro e Inês e que já li vários livros sobre a mesma. Posto isto, e relativamente a este livro da Margarida Rebelo Pinto, achei bastante interessante a abordagem, muito mais virada para a mulher e as suas necessidades e vontades do que para a História. Não é um relato histórico, é um romance baseado em factos e personagens históricas. Interessante!

Classificação: 8/10

1 comentário:

Ines Santos disse...

Também gostei muito (: podes ver a minha opinião em: http://oprazerdaleitura94.blogspot.pt/


Beijinhos e boas leituras