Opinião... Caroline Bernard * Eu Sou a Frida

Assim que descobri esta novidade, intitulada “Eu Sou a Frida”, fiquei de imediato interessada e curiosa com a mesma. Frida Kahlo é uma personalidade que me intriga e atrai. Mulheres que tiveram a coragem de fazer diferente e enfrentar as convenções são sempre uma inspiração.

Aqui vamos acompanhar Frida desde 1938, numa altura da sua vida em que decide deixar de ser a sombra de Diego Rivera, para criar o seu lugar no mundo das artes, já que os seus quadros seriam tão valorosos quanto os do seu marido, no entanto, sendo mulher, foi sempre remetida para segundo plano.

Tomada a decisão, Frida investe nesta empreitada que trará frutos. Primeiro uma exposição em Nova Iorque, depois em Paris, levam a artista ao estrelato que tanto ambicionava. Mas nem tudo foram rosas, inúmeros foram os contratempos que só a sua resiliência permitiu ultrapassar.

Frida teve uma vida difícil, sempre acompanhada de muita dor provocada primeiro pela doença, depois pelo acidente. Será através dos seus quadros que conseguirá ultrapassar parte desta dor, numa jornada muito auto-biográfica.

A escrita de Caroline Bernard é simples e bonita, fácil de ler, mas mantendo uma vivacidade que faz o leitor acreditar que Frida Kahlo está ali, a recordar. Conta-nos inúmeros episódios, muitos deles que eu desconhecia e que gostei muito de descobrir.

Adorei esta leitura e o anterior livro da autora, “Frida e as Cores da Vida”, já está na minha lista de desejados para leitura futura e próxima!

 

Sem comentários: