Opinião... Tina Vallès * A Memória da Árvore

 


“A Memória da Árvore” foi um livro que me passou despercebido, mas que, felizmente, me foi apresentado por uma amiga leitora em quem confio muito. E, uma vez mais, não desiludiu. Que livro bonito este, uma ode ao amor entre um avô e um neto. Tenho o privilégio de assistir a uma relação igualmente forte e posso afirmar que é realmente bonito.

Aqui temos um pequeno grande pormenor, este avô está a perder a memória… vamos acompanhar a progressão da doença pelos olhos deste jovem neto, através da inocência e do falar do seu coração. É maravilhoso!

Alturas houve em que senti que este livro tinha um tom de “O Principezinho”, pela forma como nos ensina a olhar o mundo com olhos inocentes e nos relembra o que é realmente importante.

A escrita é muito bonita, palavras simples que dão voz a este menino, separados em páginas quase como se fossem pequenas passagens, mas que todas juntas nos oferecem o todo. Uma história simultaneamente triste e bonita, uma mensagem de amor profundo que adorei conhecer.

Sem comentários: