Opinião... Tana French * O Sítio Secreto

Data Início: 05-08-2015 
Data Fim: 14-08-2015

AutorTana French
Título: O Sítio Secreto
Editora: Clube do Autor
ISBN: 9789897242229
N. Páginas: 492

Sinopse:
"O Sítio Secreto" é um romance intenso de suspense psicológico que revela um conhecimento profundo da alma humana, marcada por luzes e sombras.
Um jovem é encontrado morto nos jardins de um colégio feminino. A polícia não consegue apurar os culpados, nem clarificar as circunstâncias do crime. Mas alguém viu e sabe o que se passou…
“Sei quem o matou” é a legenda de uma foto do rapaz assassinado, que aparece misteriosamente afixada no Sítio Secreto: o quadro de avisos da escola feminina, onde as alunas afixam segredos de forma anónima. Esta pista inesperada relança o detetive Stephen a desvendar um nó de segredos para chegar à verdade.

Comentário:
Esta leitura arrastou-se e arrastou-se parecendo não ter fim... Confesso que foi com custo que terminei estas quase 500 páginas, na esperança (vã) que algo acontecesse na parte final e me fizesse ficar de queixo caído e mudar a minha opinião. Não aconteceu...

Chris Harper é um jovem estudante de um colégio interno masculino que aparece morto nos campos de um internato feminino. Depois de grande investigação, a polícia não chega a nenhuma conclusão e o caso é arquivado. Um ano mais tarde, Holly, uma das alunas do internato, vai ter com um detective com quem teve contacto num caso anterior, Stephen Moran, e entrega-lhe uma foto do Nick com a indicação "Sei quem o matou". Esta foto estaria alegadamente no Sitio Secreto, um painel na escola feminina onde, anonimamente, as alunas podiam desabafar através de fotos ou textos. Esta foto, em particular, irá despoletar novamente a abertura do processo e a dura detective Conway juntamente com Stephen irão seguir as pistas e interrogar dois grupos de amigas rivais que potencialmente estarão envolvidas no crime. O grupo de Holly, Selena, Rebecca e Julia e o grupo de Joanne, Orla, Gemma e Alison.

E assim se passam cerca de 400 páginas em interrogatórios infindáveis, com mentiras atrás de mentiras, com um desfecho muito pouco surpreendente. 
Não gostei particularmente da escrita da autora, mas gostei que intervalasse os acontecimentos presentes com o passado que deu origem ao crime. E gostei da forma como situava os acontecimentos passados numa contagem de dias antes da morte de Chris.

Infelizmente este livro não correspondeu às expectativas, não foi um livro que me enchesse as medidas e a parte final custou-me imenso a ler.

Classificação: 6/10

Sem comentários: