Opinião... Lourenço Seruya * Crime na Aldeia


 “Crime na Aldeia” é o quarto volume da série “Bruno Saraiva”, e marca o aguardado regresso do autor Lourenço Seruya.

Desta feita, Lourenço leva-nos até Piódão, uma das belas aldeias de xisto do nosso país. Por falar em Piódão, esta é uma das características transversais aos livros do autor que eu tanto gosto, a importância do sítio onde a acção de passa. O autor referiu isso mesmo na apresentação deste livro, que tudo nasce do sítio escolhido e a narrativa cresce a partir daí. Acho muito interessante esta abordagem e gosto muito do resultado!

Depois, outro ponto chave nos livros desta série são as personagens. Em thrillers, é pouco comum haver personagens com espaço e tempo. O foco é sempre a acção e as personagens acompanham-na. No “Crime na Aldeia” (e nos livros anteriores também), sinto que tive tempo de conhecer cada uma das personagens, vê-las sobre várias perspectivas, perceber as suas razões. Quase como se de um romance se tratasse, o que é muito bom.

Falando um pouco da história deste livro, Gabriela pretende ir a Arganil, mas o seu carro não pega. Pede o carro emprestado ao pai, já que a reunião que tem é de extrema importância, contudo, sofre um acidente nas estradas sinuosas e morre.

O que de início parecia um trágico acidente, cedo se revela um crime, já que o carro tinha o fio dos travões cortados. A partir daqui entra em acção a dupla de inspectores que já conhecemos, Bruno e Carolina.

O facto de estarmos numa aldeia, que reduz substancialmente o leque de possibilidades, obriga o autor a criar uma teia muito bem urdida, de forma a levantar suspeitas fundamentadas em vários pontos para despistar o leitor. Lourenço Seruya conseguiu-o na perfeição! Tanto que não suspeitei do final até ser “atropelada” por ele!

O meu único “senão” com este livro prende-se com uma atitude de Gabriela que não posso referir aqui porque seria um enorme spoiler, mas que não compreendo muito bem e me levantou algumas questões quanto ao todo da história.

Ainda assim, gostei muito desta leitura, entreteve-me e manteve-me sempre alerta, à procura de sinais. Gostei muito de algumas personagens deste livro, do toque de humor, dos regionalismos. E, claro, fiquei cheia de vontade de conhecer esta linda aldeia!

Sem comentários: