Tive a oportunidade de ouvir Tatiana Salem Levy falar na Feira do Livro de Coimbra, e fiquei muito interessada nos seus livros. Na altura o primeiro na lista dos que quero ler, seria "A Chave de Casa" pela temática, mas depois de ouvir Tânia Ganho sugerir a leitura deste "Vista Chinesa" acabei por o ler primeiro.
Um livro muito duro, sem dúvida, mas que trata um tema pesado de forma respeitosa, colocando aqui várias questões muito pertinentes. O tema central é uma violação de que a protagonista é alvo logo no início do livro. Segue-se todo o peso que esta tragédia acarreta para a vida dela, incluíndo as dúvidas na hora de identificar o criminoso, já que foi vivido num momento de desespero, que poderá levar a alguma falta de discernimento.
São estes os dois pontos fulcrais abordados neste livro, a violação que esta mulher sofre e o peso da responsabilidade que se segue.
A autora viveu esta situação de perto, porque terá acontecido a uma amiga próxima que quis que os acontecimentos fossem relatados em livro. Ao pesquisar sobre o assunto, Tatiana encontrou inúmeras referências a pessoas presas, mas inocentes. Tentou então explorar as duas temáticas, que resultaram num livro extremamente interessante e bem escrito.
Um senão, para mim, prende-se apenas com o português do Brasil. Por motivos óbvios não houve tradução. Compreendo, mas acaba por me perturbar um pouco a leitura. Algo que preciso de ultrapassar e que em nada tira valor ao livro!
Opinião mais detalhada em video:
Sem comentários:
Enviar um comentário