Opinião... Fran Littlewood * A Incrível Grace Adams


Gosto de espreitar o Goodreads antes de iniciar uma leitura. Gostos não se discutem, mas quando a classificação é resultado de inúmeras opiniões, a média é indicativa de algo. Por isso, foi com surpresa que vi que “A Incrível Grace Adams” tinha uma classificação mediana, mais ainda quando a sinopse me tinha chamado tanto a atenção.

Parti para a sua leitura com alguma cautela, no entanto, esta foi rapidamente deitada por terra, porque Grace Adams conquistou-me logo às primeiras páginas. A sua loucura/audácia é cativante, de uma forma inesperada. Para mais, Grace tem uma idade próxima da minha e aborda temas que não se encontram recorrentemente na literatura (o melhor exemplo, a perimenopausa).

A história de Grace é-nos contada em três tempos, o primeiro na actualidade, onde acompanhamos a odisseia de uma mãe que quer, a todo o custo, chegar junto da filha que faz 16 anos e com quem está de relações cortadas. Recuamos mais de 20 anos para assistir ao início da relação entre Grace e Ben, que gerou a adolescente aniversariante Lottie. Pelo meio recuamos apenas uns meses, ao momento em que algo aconteceu levando à destruição da relação de mãe e filha.

A construção de toda esta narrativa foi feita de forma muito inteligente. Se no presente temos uma acção lenta e frenética em simultâneo, quase como se fosse a sensação de um sonho onde pretendemos alcançar algo, mas nunca lá chegamos.  No passado a acção decorre num ritmo mais constante e previsível. Já os meses anteriores, escondem verdades inesperadas que me apanharam de surpresa.

Adorei esta personagem. Real acima de tudo, humana, sofrida, verdadeira. Expressa por actos o que muitas vezes nos passa pela cabeça, mas não executamos porque parece mal. Grace é uma mãe em sofrimento, uma mãe que pretende reconquistar a filha, uma mulher que precisa de recriar um rumo, há muito perdido. Toda a teia a fechar-se e a revelar todos os acontecimentos que tiveram consequências, levam o leitor numa roda-viva.

Não esperava gostar tanto desta história, mas a verdade é que Grace Adams ficou e ficará comigo. Uma personagem daquelas que adoro adorar! E a média no Goodreads vai crescer um bocadinho 😊

Sem comentários: