Opinião... Yulin Kuang * Como Terminar uma História de Amor


 Já há algum tempo que procurava um romance levezinho e despretensioso, aquilo que eu costumo chamar, a brincar, de pastilha elástica para o cérebro. E não é tão fácil de encontrar como parece porque, a dada altura, ou se transformam num “dramalhão” ou são tão leves que não chegam a ter qualquer interesse.

“Como Terminar uma História de Amor” conseguiu um bom equilíbrio entre estes elementos. É leve, mas tem história. Tem personagens que apetece gostar e torcer por elas, o que é sempre um ponto a favor, tem tempero q.b. e uma estrutura relativamente linear e pouco exigente que permite desfrutar dos elementos anteriores.

Helen Zhang é uma escritora de sucesso, com uma série juvenil publicada e bestseller, à beira de ser convertida em série. Ela é de origem chinesa e tem, no seu passado, um acontecimento marcante e doloroso que a liga irremediavelmente (e pelas piores razões) a Grant Shepard.

Helen está a viver um sonho, com a criação desta série, mas tudo se complica quando percebe que Grant faz parte da equipa de guionistas. Ele mesmo, aquele que ela não quer ver pelas recordações que acarreta…

Eles decidem seguir em frente, ser profissionais e deixar o passado de lado enquanto trabalham. Será que conseguem?

É esta jornada que iremos acompanhar, ao mesmo tempo de descobrimos o que aconteceu na juventude dos dois que tanto afectou a sua relação presente. O motivo é muito forte e levanta muitas questões, de facto. Temos aqui o tema da culpa e da percepção da mesma. Mas temos também duas personagens amorosas, que cativam o leitor e dificultam ainda mais essa mesma percepção.

Gostei bastante deste livro, dentro do seu género. Foi uma leitura que me manteve sempre interessada, que me fez tentar estar no lugar deles e perceber qual seria a minha posição. Leve, mas não vazio de conteúdo. Perfeito para esta altura do ano, quando o calor não é compatível com leituras mais densas e exigentes.

Sem comentários: