Opinião... Lesley Pearse * A Promessa

Data Início: 14-11-2014 
Data Fim: 26-11-2014

AutorLesley Pearse
Título: A Promessa
Editora: ASA
ISBN: 9789892324722
N. Páginas: 528

Sinopse:
No início de julho de 1914, a Europa vive os seus últimos dias de inocência.
A jovem Belle realizou os seus sonhos. A uma infância pouco comum seguiram-se anos dramáticos, ao longo dos quais quase cedeu ao desespero. Mas a sua coragem e determinação prevaleceram. A sua vida é agora feliz. Está casada com Jimmy, o seu primeiro amor, e conseguiu abrir a elegante loja de chapéus que sempre desejou. Mas a História do mundo está prestes a mudar. A I Guerra Mundial vai arrastar consigo milhões de pessoas. Belle e Jimmy abdicam de tudo para defenderem o seu país. São ambos destacados para França, onde Jimmy vai arriscar a vida nas trincheiras e Belle conduz uma ambulância da Cruz Vermelha. É um tempo de devastação sem precedentes em que sobreviver a cada dia representa uma vitória. E é quando o passado menos ocupa os seus pensamentos que Belle será obrigada a confrontá-lo pela derradeira vez.
Bastará um momento. Um homem. Um olhar.
Entre a luta pela sobrevivência, uma paixão proibida e a lealdade devida a um grande amor, Belle está perante uma escolha impossível. Mas ao viver na pele um dos mais sangrentos conflitos da História, terá ela poder sobre o seu destino?

"A Promessa" é a continuação da história de Belle, a inspiradora heroína de "Sonhos Proibidos".

Comentário:
Depois de ter gostado muito de "Sonhos Proíbidos" (comentário aqui), o primeiro livro desta história, não é de espantar que "A Promessa" me tenha igualmente enchido as medidas!
Ambos os livros são fortes, mas em contextos diferentes. Neste livro continuamos a acompanhar a vida de Belle, uma jovem que depois de ter vivido anos de dor e atrocidades consegue estabilizar e encontrar o amor e compreensão junto de Jimmy, Mog e Garth.
E são estes quatro personagens que voltamos a encontrar no início deste livro, vivendo uma vida calma. Belle com a sua adorada loja de chapeús e Jimmy e o tio Garth com o pub de sucesso. No entanto, o cenário da Primeira Guerra Mundial vem de novo complicar a vida de Belle. Primeiro Jimmy entrega-se como voluntário deixando a familia em angústia. Depois a própria Belle sente que tem que fazer algo pelo país. Depois de um assalto à sua loja que a faz perder o bebé, decide desistir do negócio e voluntaria-se num hospital de guerra.
Ainda quando tinha a sua loja, Belle socorreu uma jovem de boas familias, Miranda, tornando-se grandes amigas e juntas seguem para França como voluntárias para conduzir ambulâncias num cenário de guerra!
Todos eles vivem o terror e todos eles ficam irremediavelmente marcados para toda a vida.

É um livro pesado e poderoso, com uma escrita fantástica e um enredo rico e estudado.
Uma vez mais, Lesley Pearse não me desiludiu. Adorei a história de Belle. E até o final não desilude!

Classificação: 9,5/10

Sem comentários: